terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Porque as articulações estralam ?

Por que nossas articulações fazem barulho?

Quem aqui nunca levantou numa manhã bem preguiçosa e ao dar aquela espreguiçada ouvi seu joelho, coluna, ombros gritar ‘CRAC “. Não voce nao está crocante. Vamos discutir o porque desses sons.

Nosso corpo é formado por diferentes tipos de juntas, ou articulações. As mais comuns são as articulações sinoviais, que consistem na união de dois ossos mantidos por cápsula e ligamentos articulares. Dentro dessa cápsula, para nutrir as estruturas existe um tipo de líquido chamado de sinovial, um líquido claro e espesso. Quando você movimenta essa articulação, esticando ou dobrando o joelho, por exemplo, estará alterando a pressão nessa articulação que separa a cápsula articular. Ao separar esta cápsula, aumentará o volume e, como sabemos, como o volume aumenta a pressão diminui. Enquanto a pressão cai, os gases dissolvidos no líquido formam-se bolhas através de um processo chamado de cavitação. Quando a articulação é estirada o suficiente produzindo uma baixa pressão intra-articular, as bolhas estouram “CRAC” , dando o famoso barulho crocante.

O gás leva cerca de 25-30 minutos para ser dissolvidos no fluido sinovial novamente, por isso, durante esse tempo a articulação não faz barulho. Após este tempo, a cavitação (barulho) é novamente possível.

Mas isso é ruim?

Há uma série de crenças populares afirmando que os “dedos engrossam” , estalar o corpo “produz osteoartrite”, “desenvolve reumatismo” etc.

Donald L. Unger, de Thousand Oaks, Califórnia, teve a mesma dúvida, e durante mais de 60 anos, estalou apenas os dedos de sua mão esquerda para avaliar a diferença de desgaste entre as duas mãos. Fato que a degeneração foi semelhante nas duas mãos. Esta experiência permitiu ganhar o prêmio IgNobel, após a publicação na revista Arthritis and Rheumatism 41: 949-50, 1998. “Does Knuckle Cracking Lead to Arthritis of the Fingers?“



Precisa de tratamento para as suas articulações ??

Em curitiba, osteopatia é com a gente !

Abraços e até a próxima !!

A osteopatia , alcool e a fibromialgia

Um pouco de alcool ajuda na fibromialgia Bebedores de álcool de forma baixa ou moderada relataram menor gravidade dos sintomas da fibromialg...