sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A tensegridade



A tensegridade, termo cunhado pelo grande arquiteto e engenheiro Buckminster Fuller, representa um sistema caracterizado por um conjunto descontinuo de elementos compressivos que se mantêm juntos, suspensos/móveis por uma rede tensional continua (Myers, 1999; Oschman, 1997). Fuller, um dos mais originais pensadores do século XX, desenvolveu um sistema geométrico baseado em formas tetraédricas (de quatro lados) encontradas na natureza, que maximizam a força no mínimo de espaço ocupado (máxima estabilidade / mínimo de material)

A partir destes conceitos desenhou domos geodésicos, em várias cidades pelo mundo. Na prática, essas estruturas se tornam mais fortes quando tensionadas ou comprimidas.

Levando essas idéias para o corpo humano , podemos fazer a analogia ao observar os ossos , discos intervertebrais como unidades compressivas e os tecidos miofasciais como os elementos tensionais.

Esses tecidos ( ossos, músculos ) quando sofrem uma carga, distribuem a tensão ao longo do corpo.

Fica fácil de imaginar quando todo o sistema ( corpo humano ) reage a uma força externa qualquer ( uma queda por exemplo) , distribuindo tensões ao longo do corpo. Essas pressões e tensões geram a necessidade de auto-regulação do corpo que tende a provocar uma reação globa como resposta aquele estímulo. Todos os tecidos e estruturas serão sobrecarregados e ao longo do tempo reorganizados nos sentidos daquela força externa que originou essa reestruturação. Isto provoca um endurecimento do tecido, como forma de proteção do corpo. Essa nova reorganização fará o tecidos gastarem muito mais energia ao mínimo de esforço necessário.

Toda esta tensão gerada é acumulada pela fáscia, tecido que envolve todo o corpo, e que já conversamos em um post anterior.

É através desta “rede” fascial, que conecta todo o corpo, que o osteopata pode aplicar o principio da tensegridade. Parsons , pesquisador desta área, reconhece o potencial deste modelo, sendo possível explicar modificações tanto em nível macro como em níveis microscópicos.

Tensegridade osteopatica

Essa visão holística de tratamento, de que tudo está conectado, é uma das bases de tratamento da osteopatia, e quando associada e outros conhecimentos (como homeostase), é possível atuar no corpo de maneira significativa para a melhora biomecânica , fisiológica e até psicológica de várias condições.

Já procurou seu osteopata em Curitiba? Fale com a gente !

Abraços e até a próxima!


A osteopatia , alcool e a fibromialgia

Um pouco de alcool ajuda na fibromialgia Bebedores de álcool de forma baixa ou moderada relataram menor gravidade dos sintomas da fibromialg...